Visita à Audio Team




Benfica é um dos bairros do concelho de Lisboa que visito com alguma regularidade, identifico-me com aquele ambiente. É uma freguesia pertencente à zona norte da capital onde os mais de 36 000 habitantes que ali vivem animam e dão alma às ruas e ao comércio tradicional, facilmente se encontram cafés, esplanadas, padarias e mesmo Quiosques de venda de jornais e revistas cheios de gente.  
É por ali numa daquelas ruas que a Audio Team se instalou à mais de 20 anos, numa zona sossegada do Bairro de Santa Cruz em Benfica.
Quando posso, claro que passo por lá, faz-me bem sentir aquela atmosfera, é uma espécie de terapia emocional.
O segredo de tantos anos de sucesso é a total dedicação e a paixão pela música.
Jorge Alves é a cara desta empresa, não me esqueço o que um destes dias me disse.
-" O mais importante é podermos ouvir a nossa música, isto (apontando para os magníficos aparelhos que ali estavam) são apenas os acessórios necessários para reproduzir os nossos discos com qualidade".

E é este o espírito que reina neste espaço, facilmente conversamos sobre discos, programas de rádio, gravações e claro de aparelhos com alguém que nunca vimos na vida e provavelmente não voltamos a encontrar, mas aquele momento proporcionou tal entusiasmo que partilhamos as nossas experiências à volta da música com os amigos da casa.








À entrada temos a sensação que chegamos a casa, estamos mesmo a entrar numa vivenda igual a tantas outras daquela rua.  O cumprimento amistoso habitual e de imediato deparamos com a Oficina do Vinilo onde o Pedro Pombo trata dos nosso discos de vinil como ninguém, neste dia fui presenteado com a primeira aparição do Gira Discos Rega Queen, que tão bem sonorizava aquela sala. 

Este modelo da Rega foi uma encomenda especial da lendária banda de Rock e foi produzida uma edição limitada serigrafada com o logotipo 'Queen by Rega'. Mais um modelo que vai dar que falar!

Logo de seguida a sala “Ruark”, apelidada com o nome da marca por ali se encontrar um grande destaque da gama atual da Ruark, prontos a funcionar estavam o famoso R1, e as Colunas ativas MR1 que acompanhavam uma versão do Rega RP1 “forrado” com a bandeira Inglesa.





Ainda mal entramos e tanto há que falar, mas no piso de cima é que a magia acontece.
Ao cimo da escada uma sala repleta de discos de Vinil, os melhores registos e as melhores prensagens, é mesmo um local de "peregrinação" obrigatória, se encontrar um disco do seu agrado pode ouvi-lo na sala de audição que fica ali ao lado. 

Um espaço onde se destacam as principais marcas representadas pela Audio Team, também podemos apreciar uma das mais vastas exposições de Gira Discos, para terem uma ideia mais precisa cada móvel com equipamento tem um modelo de Gira Discos pronto a funcionar, é o local ideal para os amantes do vinil.

É também nesta sala que se fazem as audições, as demonstrações de equipamento, workshops e aconselhamentos para encontrar a melhor solução acústica. 







Uma pausa para um café, mais um dedo de conversa e um até à próxima.

Já disse e volto a dizer que “Quem por ali passa, não passa sem lá voltar!”





A Audio Team fica no Bairro de Santa Cruz – Benfica, na Rua Comandante Augusto Cardoso, 109

Horário de funcionamento
Terça a Sexta, das 10h às 13h e das 15h às 20h
Sábado, das 10h às 13h e das 15h às 18h
Domingo e Segunda, fechado
É fácil estacionar e não se paga.





Faustino Rodrigues






Comentários