iFi iTube




O DNA da iFi significa que a marca é capaz de trazer produtos de performance high-end para um nível básico de preços. 
Se ontem falámos de um desses produtos, hoje e nos próximos dias traremos para este espaço outros produtos que possuem o mesmo código genético… muita performance por preços altamente competitivos.

O produto de hoje, mantêm-se no domínio analógico, mas não deixa de levar o digital em consideração, digamos que vai fazer a ponte entre a descrição dos produtos analógicos e os digitais, que abordaremos nos próximos dias.

Mas vamos então ao iFi iTube. 
Este surpreenderá tanto como o iPhono sobre qual ontem aqui escrevi. Virtualmente a iFi considera que cada sistema de áudio tem possibilidades de melhoria tanto no domínio digital como no analógico e o iTube aborda precisamente os dois campos.




O seu circuito em classe A, recorre a uma válvula duplo tríodo N.O.S. da General Electric, que recoloca o 'analógico' de volta à música. Para além do mais, o iTube através de um selector (que se encontra na parte inferior), pode funcionar como um pré-amplificador com um controlo de volume analógico, ou simplesmente como buffer, ou seja sem que o controlo de volume tenha qualquer influência e emprestando apenas o seu ligeiro perfume válvular e algumas características que abordaremos em baixo, ao som de um sistema já existente. 
Em qualquer dos casos o utilizador tem ainda a possibilidade de seleccionar um ganho adicional de 6dB (mais uma vez através do mesmo selector), para ambos os modos de utilização. 
Esta última opção pode ser extremamente útil em situações em que mais ganho seja necessário para atacar um amplificador de potência, ou simplesmente como forma de ajustar e melhorar a sinergia entre fonte e amplificação.




Como outras funcionalidades, quero destacar o cativante sistema 3D Holografic Sound®, que neste caso foi especialmente desenhado para as actuais colunas de chão, mas também para as pequenas colunas activas de secretária. Este sistema é baseado na limitação da localização da audição humana para baixas frequências em estéreo e funciona no iTube de duas formas completamente distintas:

Num selector na parte frontal da unidade, o utilizador pode selecionar situações típicas de utilização de colunas (ex. colunas de hi-fi em salas de audição normais), em que esta funcionalidade é benéfica para qualquer coluna de som (independentemente do preço) ao melhorar a focagem dos graves e a consequente clareza do palco sonoro. 
No modo directo, em que desactiva o circuito e ainda no modo de colunas de secretária, para situações em que as colunas são utilizadas muito perto uma da outra (ex. colunas de computador ou secretária nas laterais do monitor), neste ultimo caso e contrariamente ao primeiro modo, o efeito é precisamente o contrário, procurando expandir o palco sonoro, a fim de criar uma experiência 3D verdadeiramente imersiva.

Num outro selector frontal o iTube apresenta outro sistema patenteado, o Digital Antidote Plus®, o qual remove o “ringing” (efeito muito conhecido na reprodução de pianos, por algumas fontes digitais) e a agressividade da musica dessas mesmas fontes, sejam leitores de CD; DAC; DVD; BLU-RAY e fornecendo uma assinatura sónica mais “orgânica, analógica”, que é simplesmente mais agradável.




No entanto devo dizer que todas as características são implementadas no domínio analógico (sem uso de complexos sistemas DSP) e por isso o iTube representa pureza musical analógica para os ouvidos e uma melhoria quer quando integrado entre um simples Blu-ray/receiver de Cinema em Casa, quer num sistema estéreo mais evoluído.

Para mais informações sobre as tecnologias e os princípios que servem por base às implementações no iTube, apresento em baixo alguns links muito interessantes e que a marca disponibiliza no seu website:





Comentários