Pro-Ject




Viena é um centro cultural de artes e ciência, música e gastronomia, talvez por tudo isto seja também a cidade onde está sediada uma das principais marcas de Gira-Discos do mundo. Pro-Ject Audio Systems.

Desde muito cedo que o objetivo da marca foi o desenvolvimento de Gira-Discos simples e funcionais que surpreendam pelo desempenho e pela relação qualidade preço. 

Em meados de 1991 apresentou o Primeiro Gira-Discos Pro-Ject, o P1.
Uma aposta ganha por Heinz Lichtenegger, que numa época em que as marcas principais de Alta Fidelidade deixam o Gira-Discos para abraçar uma nova tecnologia (Leitor de CDs), mantém a opinião de que a qualidade de som analógico é superior e é absolutamente necessário lançar um modelo como o P1 no mercado.




Pro-Ject Gira-Discos Elemental




A Pro-Ject, marca mundialmente reconhecida por produzir alguns dos melhores Gira-Discos do mercado, sempre nos acostumou a modelos simples e com uma excelente relação qualidade / preço.

O modelo Elemental retrata muito bem este facto, é o chamado plug and play, ou seja o braço e a cabeça já vêm pré ajustados de fabrica, quase que só é necessário colocar a correia, liga-lo ao Amplificador que está pronto a tocar.





Assente numa plataforma de dimensões reduzidas que o distingue do formato tradicional da maioria dos Gira-Discos, num dos lados o motor e na outra extremidade o braço de 8,6” com a Ortofon OM5 em grande destaque.

O segredo deste projeto é um ponto de massa gravidade central feito com pedra artificial e colocado diretamente sob o rolamento do prato que absorve todas as interferências indesejadas.

O Elemental mostra um desempenho surpreendente com o máximo de simplicidade e uma excelente qualidade de som mantendo os padrões de áudio de alta qualidade







Sistema de acionamento por correia
Rolamento principal do prato em aço inoxidável
RCA banhados a ouro
Opções de cores: vermelho-preto, branco-preto, prata-preto


Luis Santos




Pro-Ject Amplificador MaiA








Pro-ject - My Audiophile Integrated Amplifier (MaiA).

A marca Austríaca conhecida pelos seus fabulosos Gira-Discos, mostra um Amplificador Integrado de pequenas dimensões. O ideal para quem tem pouco espaço mas não prescinde de um bom sistema HiFi.

Um modelo compacto cheio de possibilidades de ligação. Amplificador de Classe D com 25 Watts por canal a 8 Ohms com 3 entradas analógicas, uma para Gira-Discos (MM) claro que a marca não ia descurar esta opção, duas digital óticas e uma digital coaxial, tem ainda uma opção de ligação por USB.








Parece quase magia como é que tanta tecnologia cabe num chassis tão pequeno, mas não é tudo. O pequeno MaiA ainda permite Bluetooth (aptX) e reproduz ficheiros de música de alta resolução áudio.

Um amplificador estéreo para a geração atual que procura o máximo de possibilidades num único equipamento, com uma construção sólida e um estilo moderno. O MaiA está preparado para o futuro!


Sistema HiFi Pro-ject com Amplificador MaiA


Com apenas 206 x 36 x 165mm.
Conversor D/A 24bit/192kHz
Saída para Auscultadores
Acabamento em metal, preto ou prateado




Luis Santos




Pro-Ject Bluetooth Box E





Esta pequena caixa permite ouvir toda a música armazenada em dispositivos portáteis (smartphones e tablets) directamente no sistema HiFi tradicional mas sem fios.
Está equipado com a tecnologia Bluetooth apt-x que reproduz os ficheiros de áudio com uma qualidade equivalente ao CD.

Muito fácil de instalar, em menos de nada está ligado ao Amplificador numa entrada AUX com um cabo RCA, ou se preferir e utilizar um DAC com a ligação digital ótica, depois é só emparelhar com o smartphone ou tablet e aceder aos seus ficheiros de áudio ou a servidores de música.






O Pro-Ject Recetor Audio Bluetooth Box E, é mais uma excelente opção da gama de produtos da linha box – design, uma solução prática que mantém o seu Amplificador actualizado com os novos formatos de música, um investimento para o futuro!


Bluetooth 3.0

Compativel com codecs SBC e apt-X

Memoriza até 8 aparelhos diferentes Bluetooth

Área de alcance aproximadamente 10 mts





Luis Santos





Pro-Ject Phono Box DS Plus





Paralelamente à gama de Gira-Discos a Pro-Ject apresenta uma linha de produtos denominada Box – Design, aqui é possível encontrar todos os acessórios necessários para a boa manutenção de um Gira-Discos assim como uma gama de equipamentos com dimensões mais compactas com que podemos formar um sistema HiFi de grande qualidade.
Um dos artigos disponíveis nesta gama é o PHONO BOX DS Plus.

É um pré-amplificador phono de qualidade superior, o indicado para quem tem um Amplificador sem a entrada phono e pretende ligar um Gira-Discos ou para substituir um pré-phono já existente de menor qualidade.

Logo à partida o PHONO BOX DS Plus faz-se notar muito bem em qualquer sistema graças à sua estrutura metálica e principalmente ao visor no painel frontal.
Já que falamos de construção o Pro-Ject Phono Box DS está equipado com um chassis blindado que o protege de vibrações e interferências indesejadas. O transformador de corrente é separado e as fichas de ligação (RCA) com um banho a ouro.








Desempenho excepcional e excelente flexibilidade, compatível com células (MM) e (MC) este modelo proporciona uma equalização RIAA muito linear. Tecnologias e componentes de alta qualidade desenvolvidas por Dr. Sykora garantem uma reprodução com um elevado grau de pureza e uma leitura dos discos de vinil com extrema precisão. 
Todas as opções de configuração estão visíveis no display no painel frontal.

Se está a pensar substituir o pré-amplificador phono o PHONO BOX DS Plus pode ser a solução, uma peça elegante que eleva o nível de qualidade na reprodução de discos de vinil.







Níveis de ruído e distorção reduzidos
Circuito SMD mono duplo
Opções de configuração substanciais
Relé de comutação
Estrutura metálica e painel frontal em alumínio



Luis Santos



Pro-Ject Gira-Discos RPM1 Carbon









Para terminar em grande esta semana Pro-Ject nada melhor que um Gira-Discos, o novo RPM1 Carbon.

É uma versão melhorada do RPM1 Genie que revolucionou o mercado do Gira-Discos à aproximadamente 5 anos atrás com um design arrojado e um acabamento nobre em lacado brilhante, um aspecto muito diferente de um Gira-Discos tradicional.

O RPM1 Carbon mantém o mesmo estilo e o mesmo design, uma aposta ganha da marca nesta serie que consegue assim cativar um publico mais urbano com um grau de exigência superior na decoração de interiores.
De resto o novo RPM1 está repleto de inovação e melhorias, ingredientes secretos que proporcionaram um projecto de grande qualidade.







O novo braço em forma de “S” é feito a partir de fibra de carbono, alumínio e resina. Materiais normalmente utilizados em gamas de topo, com grandes benefícios para o desempenho geral deste Gira-Discos. Técnica aplicada através de processos especiais de calor e pressão para uma máxima rigidez e um bom amortecimento interno.

Com ele vem montada de origem a Ortofon 2MRed, uma referência entre as células de alta fidelidade que reproduz um som com grande energia e bem equilibrado.

Outro destaque que caracteriza este modelo é o de o motor estar independente da unidade principal, uma técnica que favorece o estilo deste aparelho mas principalmente evita ressonâncias indesejadas. O prato é accionado por uma correia de silicone com uma alimentação de alta precisão que melhora a estabilidade da velocidade máxima. Tudo em prol do baixo nível de ruídos e vibrações e claro, um bom desempenho sonoro.

O Pro-Ject RPM1 Carbon tem detalhes que o destacam nesta categoria, tecnologia e construção de nível superior que garantem um elevado nível de desempenho, é uma excelente opção para os amantes do vinil.



Acionamento por correia
Motor Ultra-precisão
Chassi com o rolamento invertido e esferas de cerâmica
Braço 8.6 " em forma de S construído com carbono, alumínio e resina
Disponível com Ortofon 2MRed ou sem célula, pode optar por um modelo (MC)
3 cores lacado brilhante (preto, vermelho, branco)


Luis Santos



Sem comentários:

Enviar um comentário